Escola - Espaço Multicultural

"A escola hoje é o reflexo de um espaço multicultural amplo que reflecte a crise de valores que estamos a viver".
Os conceitos de afiliação, aceitação, reciprocidade, interdependência e rejeição fazem parte do nosso quotidiano, quer na vida pessoal, quer na vida profissional, ainda que nem sempre estejamos despertos para eles.
Depois da família, a escola é, por excelência, o espaço de socialização que assegura o seu crescimento comportamental, cognitivo e afectivo. As relações interpessoais constroem-se diariamente através da comunicação, do controle emocional, da aceitação e respeito pelo outro, sendo que a rejeição deverá ser evitada de forma a não causar danos emocionais no ser que sofre esse tipo de agressão.

De facto, numa comunidade, as relações de interdependência constituem a pedra basilar para o bem-estar e para a consecução dos objectivos do grupo. A afiliação e o instinto gregário são condições para uma vida social saudável, pautada pelo respeito, através da aceitação e reciprocidade entre os pares. Aceitar implica respeitar as diferenças, saber ouvir posições antagónicas, estar predisposto para a mudança e para a cedência, ter atitudes assertivas, para que seja possível o entendimento humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário