Teoria do Reforço

Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta).
Uma técnica defendida por Skinner é a modificação do comportamento organizacional que consiste na aplicação da Teoria do Reforço aos esforços para a mudança nas organizações e assenta em dois princípios basilares: primeiro as pessoas atuam da forma que acham mais gratificante e recompensadora; segundo, o comportamento pode ser influenciado e determinado pela gestão das recompensas a ele associadas.

Segundo Skinner, a aprendizagem ocorre devido ao reforço - é a contingência do reforço que leva à aprendizagem.
A teoria de Skinner apoia-se na ideia de que as mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a estímulos que ocorrem no meio e portanto reforçar tais estímulos significa fortalecer o comportamento.
Um reforço positivo poderá ser um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realização ou satisfação crescente.
E a punição? Um castigo? Poderá ser considerado um reforço negativo?

Fonte:http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/renatomaterial/abordagens.htm

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