Reflexão Final

O uso de e-portefólios em educação constitui uma estratégia, que tem cindo a procurar corresponder à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem de modo a assegurar-lhe uma cada vez melhor compreensão e, desse modo, mais elevados índices de qualidade.
Cada mensagem/tópico deste blog decorre da reflexão partilhada sobre as práticas desenvolvidas no Contexto da disciplina de Relações Interpessoais, sob a coordenação da Professora Luísa Aires.
Cada um destes tópicos constitui-se como uma comunidade de aprendizagem que, através da reflexão sistemática sobre as práticas desenvolvidas, procurei consciencializar quer o conhecimento que delas emergi, quer a natureza e a importância das estratégias que facilitaram a sua compreensão.
Os objectivos propostos para esta disciplina foram:
  • Identificar agentes, intencionalidades e especificidades contextuais das interacções em âmbitos educativos e formativos.
  • Analisar as relações interpessoais, em contexto educativo, à luz das despectivas sistémica e dialógica.
  • Conhecer dimensões fundamentais do conflito e do bullying, em contextos educativos.
  • Conhecer formas de intervenção para uma cultura de convivência em âmbitos educativos

Inicialmente começamos por reflectir sobre as vantagens e limitações que a estratégia de um portefólio reflexivo apresenta em múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção do conhecimento e, desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Para a criação do meu e-portefólio utilizei a aplicação disponibilizada pelo Blogspot.
Posteriormente formam propostos o debate a realização de alguns trabalhos acerca dos seguintes temas:
  • Relações Interpessoais: Afiliação; Vinculação; Padrões relacionais;
  • Abordagem comunicativa das relações interpessoais: Interacionismo simbólico; Escola de Palo Alto;
  • Agentes, intencionalidades e contextos educativos: uma abordagem dialógica das interações;
  • Conflito e intervenção para o desenvolvimento na e da escola;
  • Comunidades, e actividade conjunta em cenários educativos virtuais.

Da metodologia adoptada nesta disciplina prevaleceu a aprendizagem auto-crítica, complementada com a aprendizagem colaborativa e cooperativa. O estudo individual pressuponha a aquisição e leitura crítica dos materiais propostos. Realizei ainda reflexões individuais e em grupo que me permitiram participar de uma forma activa nos grupos de discussão. A plataforma Moodle, bem como o Portefólio criado foram os ambientes tecnológicos privilegiados para a promoção das aprendizagens.
Debruçando-me na realização das intervenções nos fóruns respectivos, reflexões individuais e em grupo e no portefólio criado consegui adquirir as competências propostas. Além disso no decorrer do semestre identifiquei as ideias centrais dos documentos explorados; aprofundei as questões estudadas e contribui com novos pontos de vista, apresentando sempre pesquisa pessoal adequada, bem como dinamizando os colegas e a discussão; tive sempre o cuidado de apresentar as actividades propostas com coerência e rigor, estruturando sempre os argumentos de forma coerente, colaborando sempre que possível com os meus pares.
Reconheço que a falta de tempo, e o trabalho contínuo na escola, nem sempre me permitiram dispor do tempo que gostaria para esta unidade curricular, no entanto com esforço, dedicação e muita motivação atingi os objetivos e competências propostas. Os conteúdos abordados em muito me ajudarão no desenvolvimento da minha profissão.

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