CONFLITO E INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS

Aqui podem visualizar uma apresentaçao sobre o Bullying nas escolas...
 

O bullying  é um problema grave que pode afectar seriamente a habilidade das crianças progredirem a nível académico e social.
É importante que as escolas se organizem para prevenir e reduzir o mal-estar que as práticas agressivas causam a muitas crianças. Deve, também, ter em conta o melhoramento dos espaços livres, espaços estes onde se tem verificado maior ocorrência de práticas agressivas. 
Na medida em que as escolas são um veículo para a criação de valores, estas devem estar atentas às mensagens que veiculam - é importante que não transmitam uma ideia de indiferença em relação ao sofrimento dos outros, proporcionando mais atenção às vítimas e aos agressores.
Em meu entender, seria importante neste aspecto criar um gabinete de apoio de crianças com problemas e não voltados predominantemente para a orientação escolar, como funcionam na sua maioria. Antes de serem orientados numa futura profissão parece-me mais importante a sua orientação como pessoas e cidadãos.
Entendo que o combate ao fenómeno da agressividade/violência/vitimação tem uma dimensão de carácter intrínseco que passa por actividades ligados ao currículo não formal capazes de mobilizar alunos. Por outro lado, a influência que certos factores extrínseco podem desempenhar, como a dimensão da escola e a existência de supervisão relativamente às actividades dos alunos.
Esta perspectiva leva-me a considerar a importância do interaccionismo simbólico devido à ênfase que coloca na importância da criação de sentimentos de pertença entre os elementos da comunidade escolar.


Sem comentários:

Enviar um comentário