Rejeição nas Escolas

Como exemplo de rejeição vou deixar o exemplo de uma escola que foi notícia à quatro anos por rejeição de uma turma cigana.

Esta notícia pode ser visualizada em: http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=60121&visual=3&layout=10

E qual transcrevo para aqui:

A EB 2/3 Augusto Moreno foi acusada de "ignorância" pelo então ministro da Educação, David Justino, e de atitude "criminosa" pelo movimento SOS-Racismo.
A polémica arrastou-se por mais de um mês e obrigou à intervenção da Direcção Regional de Educação do Norte.
Em causa estava uma turma do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), que tinha como finalidade combater o abandono escolar, fazendo regressar às salas de aulas jovens com problemas.
A associação de pais da escola convocou uma assembleia geral em que decidiu impedir os restantes alunos - cerca de 500 - de irem às aulas, se aquela turma ficasse naquele estabelecimento de ensino.
Soube-se mais tarde que afinal dos 19 alunos da turma problemática e rejeitada apenas sete eram de etnia cigana e que todos tinham em comum uma história de vida com problemas e abandono escolar.
O Programa Integrado de Educação e Formação propunha para estes jovens programas alternativos, diferentes dos habituais currículos escolares, com actividades complementares, por forma a garantir um mínimo de conhecimento.
Mas desde Setembro de 2003, no início do ano lectivo, até Janeiro de 2004, que a turma problemática de Bragança vinha sendo rejeitada por vários estabelecimentos de ensino.
A Escola EB 2/3 Augusto Moreno foi a última a recusar a sua integração e a que ganhou maior visibilidade pela tomada posição dos pais.
Aquele estabelecimento acabou por ficar com os jovens, prometendo liderar um projecto, em conjunto com outras entidades, para "ir buscar todas as crianças que se encontram afastadas da comunidade escolar".
O anúncio foi feito pelo então director de Educação Regional do Norte, Lino Ferreiro, sem mais declarações nem dos pais, nem dos órgãos directivos da escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário